Assisti “Amor por Contrato” há cerca de 2 meses e achei que nem estrearia aqui no estado. Mas desde semana passada o filme está em cartaz no Kinoplex. Gostei muito do filme, e recomendo principalmente para os profissionais de comunicação. Por quê? Explico-me. O filme retrata muito bem a sociedade de consumo, e eu como pesquisadora da área pude ver claramente as teorias de autores importantes como Baudrillard, Featherstone, Mary Douglas, entre outros, sendo mostradas ali na telona.
The Joaneses, nome original em inglês, conta a história de uma família aparentemente perfeita que se muda para um bairro luxuoso nos Estados Unidos, não me lembro qual a cidade. Mas toda essa perfeição nada mais é que programa de marketing para vender bens de luxo para a rica vizinhança. Os Jones, família formada pelo casal Steve (David Duchovny) e Kate (Demi Moore) e seus dois filhos Mick (Ben Hollingsworth) e Jenn (Amber Heard), são na verdade profissionais de uma corporação que usam a “vida real” como forma de divulgar produtos caríssimos.
Os Jones transmitem para seus vizinhos um estilo de vida que sutilmente estão ligados às suas posses. Como afirma Baudrillard em seu livro “O Sistema de Objetos” as mercadorias (ou mercadorias-signo) passaram a ostentar novos significados, desvinculadas de seu valor de uso e associadas a mundos de prazer, sonho, status; enfim à felicidade, sempre relacionada ao consumo. “Chegamos ao ponto em que o consumo invade toda a vida” (Baudrillard, 2000, p.19)¹.
Esse é o ponto alto do filme, mostrar como hoje há uma cultura de consumo, como muitos tentam mostrar quem são por meio do que consomem. O desfecho da história eu diria que é bem fraco, mas a abordagem consumista vale muito a pena. Por isso volto a repetir que é obrigatório para todo profissional de comunicação e muito interessante para quem quer entender um pouco mais sobre o tema, afinal o consumo está presente na vida de qualquer pessoa.
E para complementar, e fazer um jabá também, recomendo meu artigo sobre consumo e moda nesse link.
Kinoplex Praia da Costa: Sala 5: 16h50, 19h, 21h10
Nenhum comentário:
Postar um comentário